O projeto mais importante no momento está ligado à mecanização da colheita do amendoim. A Cultivar vem trabalhando neste conceito desde 1998, quando levou o primeiro grupo de produtores de amendoim aos EUA e introduziu no Brasil os conceitos de arranquio mecanizado, de colheita de amendoim a granel e de secagem artificial; este conjunto de tecnologias rapidamente foi adotado por produtores independentes, por cooperativas e por empresas do ramo de doces, mudando radicalmente o panorama da cultura do amendoim no Brasil. Variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas e há muito relegadas a segundo plano, voltaram a ser utilizadas e permitiram ao país voltar a marcar presença no mercado internacional, com um padrão de qualidade que aos poucos vai se consolidando e abrindo mais e mais portas para o produto nacional.
Neste particular, a Cultivar teve atuação destacada ao conseguir, em 2007, a regulamentação dos critérios para importação de sementes de amendoim provenientes dos EUA junto ao Ministério da Agricultura. Com a publicação da Instrução Normativa 03/2007, a Cultivar importou, testou e registrou no Brasil, por encomenda de uma empresa privada, duas variedades de amendoim “alto oleico” desenvolvidas pela Universidade do Texas. As duas variedades deverão ser utilizadas pela empresa em suas atividades no país em futuro próximo.
A Cultivar se orgulha de ter atuado sempre de forma a transmitir aos seus clientes o conhecimento e a capacitação, para que todos eles pudessem um dia se tornar soberanos de seus próprios negócios. Eliminando as dependências tecnológicas que criariam entraves ao crescimento individual, ajudou a abrir o caminho para o futuro de cada um dos segmentos em que atuou.
As vitórias de cada um nos incentivam a continuar pelo mesmo caminho, com competência, seriedade e honestidade. |