Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Afla-guard – seu amendoim blindado contra a aflatoxina


A Biosphere Indústria e Comércio de Insumos Agrícolas Ltda. é uma empresa sediada em Cravinhos, SP, fundada em 2007 para produzir no Brasil o Afla-guard, um produto biológico desenvolvido pelo USDA – Ministério da Agricultura dos EUA –  para o controle preventivo das aflatoxinas em alimentos. A Biosphere obteve o registro do Afla-guard para amendoim em 2011, e já iniciou sua produção comercial no Brasil.

As aflatoxinas são substâncias extremamente tóxicas produzidas por fungos do gênero Aspergillus, que estão normalmente presentes nos solos e se alimentam de matéria orgânica. Estes fungos colonizam diversas espécies de plantas, entre elas o amendoim e o milho, e ao se alimentarem de seus tecidos vegetais, liberam as toxinas que contaminam os grãos.

O Afla-guard contém esporos de uma raça de Aspergillus que não é capaz de produzir as aflatoxinas; uma vez aplicado na lavoura ainda na fase de desenvolvimento das plantas, o produto substitui as populações de fungos geradores de toxinas presentes no solo por uma outra população não produtora de aflatoxinas, reduzindo drásticamente o risco de contaminação dos grãos de amendoim e milho pelo fungo nocivo. Desta forma, o produto colhido fica protegido contra as aflatoxinas não apenas na fase agrícola, mas também durante o armazenamento, depois de colhido; evidentemente, os armazéns precisam ter condições adequadas, de acordo com os padrões estabelecidos pelas autoridades brasileiras.

Na safra 2012/2013, a empresa Doces Bálsamo, de Dumont – SP, iniciou um programa de incentivo ao uso do Afla-guard junto a produtores de amendoim que são seus fornecedores. Deverá ser tratada uma área de 350 hectares neste ano, mas a expectativa da direção da empresa é de que o produto passe a ser usado por todos os seus fornecedores em um futuro próximo.
Atualmente, o Afla-guard está sendo testado em ensaios de eficiência na cultura do milho, visando o pedido de extensão de uso para esta cultura junto ao Ministério da Agricultura. Até o momento, o registro é válido somente para a cultura do amendoim.

O produto é comercializado na formulação granulada, em sacos de papel de 22,4 kg que equivalem à dose certa para um hectare de amendoim; a aplicação é feita um única vez na safra com aplicadores de adubo sólido, a lanço na área total da lavoura, assim que pelo menos 80% do solo estejam cobertos pela folhagem das plantas.

Para maiores informações, acesse www.biosphere.agr.br ou ligue para 16 3951-2296.